sábado, 26 de novembro de 2016

Amigos do Trem avançam na Linha Norte de Pernambuco

Neste Sábado, voluntários da ONG Amigos do Trem Regional Pernambuco avançaram vários metros no trabalho de recondicionamento parcial da Linha Tronco Norte de Pernambuco, trecho compreendido entre Lacerda (Rodoviária) e Camaragibe, Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife. O trabalho desenvolvido pela entidade tem como finalidade dar vida ao patrimônio ferroviário sem uso no estado de Pernambuco, fomentando o turismo sobre trilhos, a partir do que pretende-se fortalecer as economias locais, gerar empregos, além de promover um melhor aproveitamento do potencial turístico e cultural local, contribuindo diretamente para a preservação do patrimônio público ferroviário nacional. Prezando pelo meio ambiente, a ONG Amigos do Trem apenas retira o mato sobre os trilhos, mantendo a vegetação que cerca a via, mas que não compromete a operação ferroviária.
A previsão é de que até Janeiro o trecho da linha férrea entre o TIP e a antiga Estação Ferroviária de Camaragibe esteja em condições mínimas de operação. As atividades continuarão nas próximas semanas.
Confira algumas imagens da atividade realizada neste Sàbado, 26 de Novembro de 2016:

(Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação)

Equipe de voluntários sobre o pontilhão já limpo. (Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação)

(Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação)

Trecho limpo, após trabalho da ONG Amigos do Trem. (Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação)

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Avançam os trabalhos de recuperação de ferrovia em Pernambuco

Há aproximadas duas semanas, a ONG Amigos do Trem Regional Pernambuco retomou os trabalhos de recondicionamento da Linha Tronco Norte de Pernambuco, entre os municípios de Recife e Camaragibe. Os trilhos, sem tráfego já há alguns anos, estão reaparecendo graças ao trabalho voluntário desenvolvido pelos sócios e colaboradores da entidade. A proposta é que o trecho esteja em condições mínimas operacionais em breve para que possa ser executada no mesmo a segunda etapa da fiscalização voluntária da linha, realizada em parceria com a Concessionária Ferrovia Transnordestina Logística S/A - FTLSA, com a circulação do veículo ferroviário auto de linha adquirido pela ONG e que encontra-se em fase final de reformas. O principal objetivo da ONG é resgatar o patrimônio ferroviário, atribuindo-lhe novos usos que possibilitem sua proteção, sendo a implantação do turismo sobre trilhos uma das principais possibilidades, a qual vem recebendo foco da entidade nos últimos anos e que promete render bons frutos. Os trens de turismo ao longo das últimas décadas, principalmente no Sul e Sudeste do país, têm-se consolidado como atividade que viabiliza além da preservação do patrimônio ferroviário, a geração de empregos, renda e dinamização do turismo nas regiões onde foram implementados até então. Os Amigos do Trem pretendem o mesmo para Pernambuco, que hoje não explora seu vasto potencial para o turismo ferroviário como deveria. Os integrantes do movimento defendem que Pernambuco pode ter trens turísticos ao longo do ano e que isso será de grande proveito, em diversos aspectos, considerando inclusive a atual crise econômica vivenciada pelo país que exige que se busquem maneiras para que possa ser contornada. Logo, o trem pode ser (como foi durante mais de um século) um mecanismo para o fortalecimento das economias locais, por meio da atividade turística.
Nesta Quarta-feira, Feriado de Finados, os Amigos do Trem puseram mais uma vez a mão na massa e reabriram mais uma boa parte da Linha Norte, no trecho próximo ao bairro da Várzea, Recife, e à Arena de Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata, divisa também com Camaragibe, Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife. Os trabalhos nos últimos dias se tornaram mais regulares e a proposta é que permaneçam dessa forma para que o trecho inicial da Linha seja liberado o quanto antes, de forma que novos trechos possam receber os trabalhos de recondicionamento parcial.
Confira algumas imagens da ação deste dia 02 de Novembro de 2016:

Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação

Remoção de árvore caída sobre os trilhos. (Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação)

Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação

Via limpa novamente. (Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação)

Execução de capina. (Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação)

Imagem: Amigos do Trem/ Divulgação