domingo, 4 de setembro de 2016

Patrimônio ferroviário vem sendo defendido em Pernambuco

A ONG Movimento Nacional Amigos do Trem em Pernambuco vem desenvolvendo um trabalho notável pela preservação do patrimônio ferroviário do Estado. O apoio da concessionária responsável pelas ferrovias pernambucanas, a Ferrovia Transnordestina Logística S/A - FTL,tem sido essencial para o prosseguimento destas ações, tendo a mesma aberto espaço e possibilitado a realização das atividades pela preservação deste patrimônio. Da mesma forma, o apoio da CBTU, DNIT e do voluntariado envolvido nas ações.
De 2013 a 2016, a ONG Amigos do Trem realizou em cinco edições a Caminhada Nos Trilhos da História, que vem com a proposta de trazer o público para conhecer de perto o patrimônio ferroviário, sua importância e seu potencial, através de trilhas sobre os trilhos. A participação do público nestes eventos vem crescendo consideravelmente.  
As inspeções voluntárias que a entidade vem realizando com o apoio da concessionária FTL tem surtido algum efeito. Mais de 50 km da ferrovia Linha Norte de Pernambuco receberam ações da entidade. No ano passado, a FTL cedeu um veículo ferroviário – auto de linha – à ONG, o qual se encontra em reformas e em breve será mais um elemento deste patrimônio, preservado.

Estando prestes a inaugurar um trem turístico no Rio de Janeiro, o Trem da Serra Azul, a ONG Amigos do Trem defende que a preservação do patrimônio ferroviário requer um envolvimento conjunto da sociedade civil, do poder público e do setor privado e que estas ações podem contribuir para a implantação de projetos na malha ferroviária que podem decorrer no aquecimento das economias locais com o fortalecimento do turismo, a geração de empregos e, por trás disso tudo, temos a garantia do proteção desse patrimônio de tão grande importância para o país.