Neste Sábado, voluntários da ONG Amigos do Trem Regional Pernambuco avançaram vários metros no trabalho de recondicionamento parcial da Linha Tronco Norte de Pernambuco, trecho compreendido entre Lacerda (Rodoviária) e Camaragibe, Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife. O trabalho desenvolvido pela entidade tem como finalidade dar vida ao patrimônio ferroviário sem uso no estado de Pernambuco, fomentando o turismo sobre trilhos, a partir do que pretende-se fortalecer as economias locais, gerar empregos, além de promover um melhor aproveitamento do potencial turístico e cultural local, contribuindo diretamente para a preservação do patrimônio público ferroviário nacional. Prezando pelo meio ambiente, a ONG Amigos do Trem apenas retira o mato sobre os trilhos, mantendo a vegetação que cerca a via, mas que não compromete a operação ferroviária.
A previsão é de que até Janeiro o trecho da linha férrea entre o TIP e a antiga Estação Ferroviária de Camaragibe esteja em condições mínimas de operação. As atividades continuarão nas próximas semanas.
Confira algumas imagens da atividade realizada neste Sàbado, 26 de Novembro de 2016:
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(Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação) |
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Equipe de voluntários sobre o pontilhão já limpo. (Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação) |
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(Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação) |
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Trecho limpo, após trabalho da ONG Amigos do Trem. (Imagem: ONG Amigos do Trem/ Divulgação) |
parabens a todos participantes, essa iniciativa é importante para algum uso nos trilhos, quem sabe um trole de linha ou algo tipo sobre trlihos, bibcilinha ...preservar é usar
ResponderExcluirSou fã do trem espero que venham investimentos
ResponderExcluirDesejo-lhes o maior sucesso nessa tarefa de resgatar a linha tronco Norte de nosso Estado, que esse trecho do TIP até Camaragibe (cuja estação está em ruínas e várias moradias muito próximas ao leito da malha ferroviária), venha a ter os serviços que estão empreendendo concluídos, para que possam partir para novas etapas, muito embora quem deveria estar executando esse trabalho era a TRANSNORDESTINA, que é a concessionária de toda a malha das estradas de fero do Nordeste, conforme nota da ANTF, assim transcrita: A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), emitiu o texto a seguir, que esclarecia sobre o que realmente a Transnordestina Logística S.A. , antes Companhia Ferroviária do Nordeste S.A. (CFN) que administra a malha ferroviária do Nordeste, adquirida da Rede Ferroviária Federal S.A. que compreende as Seguintes Superintendências Regionais: SR-1 (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte); SR-11 (Ceará) e SR-12 (Piauí e Maranhão), numa extensão de 4.238 km, que se estendem pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba Pernambuco, Alagoas, seguindo até o município de Propriá em Sergipe. Em 2008, a razão social da CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste S.A) mudou para a atual Transnordestina Logística S.A. (TLSA), que segundo a nota abaixo pretendia realizar nos trechos das ferrovias adquiridas no processo de privatização da RFFSA, em 30/08/1997, ratificado pelo Decreto de 30/12/1997, cujo Contrato de Concessão celebrado entre o Ministério dos Transportes e a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) foi publicado no D.O.U de 31/12/1997, com vistas operar a contento os serviços ferroviários em toda a malha existente, daí dizia a matéria: “A empresa iniciou a operação dos serviços públicos de transporte ferroviário de cargas em 01/01/98 (já excluiu o de passageiros) e tem hoje o propósito de se tornar líder em logística no Nordeste a partir de 2010. Para tanto, está modernizando sua gestão e investindo em melhorias operacionais e reforma de vagões e locomotivas, além de recuperar trechos de sua malha. Um grande projeto de expansão está em andamento, que levará à reestruturação completa do modelo de negócio atual, com novos ramais, eliminação de gargalos operacionais, remodelamento de trechos, ampliação da capacidade e aumento substancial da produtividade dos ativos”.
ResponderExcluirMas o que foi que fez? Isto que vocês estão vendo e lidando com o descaso. Acho que vocês com base nessas afirmações poderiam cobrar a essa empresa algo mais, inclusive o fornecimento de máquinas e pessoal para com a coordenação dessa Associação o trabalho venha a ser realizado em menos tempo e mais eficácia, principalmente nas linhas tronco Norte e Centro. Vale a pena uma conversa com os dirigentes da Transnordestina, muito embora a sede seja em Fortaleza, como segue: Av. Francisco Sá, 4829 - Álvaro Weyne, Fortaleza - CE, CEP:60335-195 Telefone:(85) 4008-2500
Um feliz 2017, com muito trabalho, paz e sucesso na empreitada.
Jeová Barboza - Timbaúba (PE)
Parabéns pela iniciativa,eu queria saber se o trecho linha norte,que compreende se estação Lacerda,curado estação Nazaré da Mata,vai voltar a iniciar os trabalhos?
ResponderExcluirBoa noite. Fiquei sabendo hoje por uma matéria na TV sobre esse projeto. Sempre achei um absurdo terem acabado com o nosso Trem! Gostaria de me aproximar mais e tentar fazer alguma coisa. Sou de Caruaru. 74 aposentado.
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