domingo, 19 de abril de 2015

Amigos do Trem rumo à Mata Norte de Pernambuco

A ONG Movimento Nacional Amigos do Trem - Regional Pernambuco iniciou neste último mês de Março os trabalhos de recondicionamento da Linha Norte de Pernambuco, a ferrovia que parte do Recife e cruza a Zona da Mata Norte pernambucana com destino à Paraíba. A linha cruza os municípios de Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Paudalho, Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Aliança e Timbaúba, dentro do estado. De início a proposta da ONG é por em condições de tráfego o trecho Curado - Nazaré da Mata da via para a circulação do auto de linha da entidade (que está sendo recuperado), de modo a viabilizar a implantação mais a frente de um trem turístico na Região.
A primeira inspeção, trecho Curado - Camaragibe
O primeiro trecho da Linha a ser inspecionado pela ONG foi entre a Estação Ferroviária de Curado, no Recife e a Estação Ferroviária de Camaragibe. Dentro dos próximos dias, a inspeção seguirá entre Camaragibe e São Lourenço da Mata. A previsão é que dentro das próximas semanas se inciem os trabalhos de capinação e retirada de barro e entulho sobre a linha. A ONG conta com o apoio da Ferrovia Transnordestina Logística S/A, concessionária da linha e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT.
A ONG pede mais uma vez aos moradores dos referidos municípios que contribuam no sentido de não danificarem a linha férrea, não a obstruírem com entulhos nem tampouco construírem sobre ou muito próximo aos trilhos. Com esse trabalho, a ONG Amigos do Trem objetiva contribuir para a preservação do patrimônio público ferroviário nacional e da história por trás do mesmo e garantir a possibilidade de implantação do trem turístico na região que irá gerar renda e aquecer o turismo da Mata Norte pernambucana e da Região Metropolitana do Recife.
Na primeira inspeção, voluntários da ONG cruzando
a Reserva de Mata Atlântica Brennand,
por onde passa a linha férrea.
Estação Ferroviária de Lacerda/ TIP. Localizada no início do trecho.